Odontopediatria

É a especialidade que visa a abordagem dos problemas de saúde oral das crianças. 

A partir de que idade a criança deve consultar um Médico Dentista?
A primeira consulta deve ser realizada quando toda a dentição decídua (dentes de leite) está completa, ou seja por volta dos 4 anos.

Em que idade aparecem os primeiros dentes e quando se completam as dentições?
Em média, a erupção dos primeiros dentes inicia-se  entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces; 

Entre os 2 anos e meio e os três anos de idade, os 20 “dentes de leite”já estarão todos presentes na boca. 

Por volta dos 6 anos inicia-se a mudança de dentição, ou seja começam a esfoliar os incisivos inferiores decíduos e a erupcionarem os definitivos. 

A erupção mais precoce ou mais tardia poderá não está necessariamente relacionada com a existência de algum problema, mas é prudente ser avaliada pelo médico dentista.

Quando deve parar o uso de chupeta, biberão ou sucção digital?
Os hábitos de sucção devem ser abandonados até aos 3 anos de idade, dada a autocorreção das alterações ósseas e dentárias.  Após esta idade, se os hábitos não forem cessados, aumenta o risco de necessidade de correcção ortodôntica em idades mais avançadas.

Deve administrar-se flúor ás crianças?
De acordo com a evidência científica disponível e segundo as recomendações da Direcção Geral de Saúde, é dada prioridade às aplicações de flúor sob a forma de dentífricos administrados na escovagem dos dentes.

Os comprimidos e gotas anteriormente recomendados só serão administrados após os 3 anos a crianças de alto risco á cárie dentária. 

Como deve ser efectuada a escovagem dentária nas crianças?
De acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde:

Após erupção do 1º dente:

– Escovagem realizada pelos pais, 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando gaze, ou dedeira ou ainda uma escova macia de tamanho adequado

3-6 anos: 

 – Escovagem realizada progressivamente pela criança devidamente supervisionada e auxiliada, 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia de tamanho adequado, a quantidade de pasta fluoretada (1000-1500ppm), deverá ser do tamanho da unha do dedo mindinho

>6 anos: 

 – Escovagem realizada pela criança, mas supervisionada pelos pais, 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia sendo a quantidade de pasta fluoretada(1000-1500ppm) a utilizar do tamanho de uma pequena ervilha.

O que são os selantes de fissuras?
São uma espécie de verniz que se aplica nas fissuras dos dentes, para evitar que os alimentos fiquem retidos e assim evita-se que surja a cárie dentária.